top of page
Foto do escritorLuana Adelino

Pesquisas e propostas de G1 (T3)

Atualizado: 22 de abr. de 2021

A proposta da G1 da disciplina DSG1411 requer uma investigação sobre projetos que utilizam as relações de design e sentidos. Nossa T3 será um panorama geral do que conseguimos encontrar relacionados à esse tópico, e a seguir, listarei alguns exemplos que considerei interessantes para trabalhar.



Um dos primeiros projetos que encontrei foi o Spider Drees da designer de moda e inovação Hi-Tech Anouk Wipprecht.



Esse projeto reúne a alta tecnologia e a costura, pois reflete sobre o guarda-roupa do futuro. Wipprecht utiliza sensores espaciais, que monitoram o espaço físico ao redor do usuário, e sensores corporais, que verificam os níveis de estresse como conforto ou ansiedade. Segundo a designer, "os sensores e braços móveis no vestido ajudam a criar um limite mais definido de espaço pessoal ao mesmo tempo em que emprega um estilo feroz". Ela realizou esse projeto com parceria de empresas como Intel, AUDI, Google e Microsoft.

Outro projeto interessante é o Sensory Room, criado pela empresa TFH. Eles atuam na área há 25 anos, criando quartos personalizados para cada tipo de cliente.


A empresa trabalha com diversos ambientes, incluindo escolas, hospitais, lares de idosos, centros de saúde, centros de desenvolvimento, programas de autismo (para adultos e crianças), hospícios e residências particulares. A sala é feita sob medida para atender as necessidades de cada cliente, proporcionando um ambiente seguro e relaxante, tanto para acalmar quanto para estimular os sentidos. O ambiente pode ser alterado pelo usuário com o uso de um tablet, podendo alterar as cores e os sons emitidos pelo quarto.



Por enquanto é isso, as atualizações no blog serão feitas em breve! Não deixe de acompanhar, viu?

Comments


bottom of page