top of page
Foto do escritorLuana Adelino

Re:Viva (G2)

Atualizado: 28 de jun. de 2021

A partir das pesquisas iniciais para a G2 (T5) e o aprofundamento das mesmas, o projeto pensado foi uma mesclagem das ideias de memória e de realidade aumentada (AR). O resultado dessa união foi o projeto Re:Viva, que é baseado no registro de um momento especial e a possibilidade de revivê-lo com alta fidelidade.


O projeto pensado se baseia num kit, contendo um traje semelhante ao Teslasuit, um LiDAR, um tripé para apoiar o LiDAR e um óculos de realidade virtual (VR). Também haverá um aplicativo que servirá para entrar na realidade virtual criada a partir dos registros.



Procurando por similares, recordei-me de um projeto colaborativo entre a Grotte Chauvet com a Google, que registrou durante 14 anos a Caverna Chaveut. Essa caverna de mais de 36 mil anos foi mapeada a laser e por fotomegatria, um tipo de registro que retrata as dimensões e posições dos objetos no terreno ou espaço o qual ele está localizado.


Essas medidas são obtidas a partir das interseções das imagens registradas. As fotos então são repassadas para um software de leitura, onde as imagens são sobrepostas até formar profundidade, e então, é possível determinar a topografia do local registrado. De certa forma, o projeto teve como objetivo resgatar as memórias desses tempos antigos e também disponibilizá-los ao público.



Então, com a topografia feita e o mapeamento 3D também, a Google lançou na plataforma Google Arts and Culture diversos vídeos em formato VR, além de trazer modelos 3D interativos de objetos presentes na caverna. Há também um tour virtual que leva o usuário aos tempos antigos, mostrando as pinturas rupestres ganhando vida bem diante de seus olhos.


Você pode saber mais sobre esse projeto acessando esse link.



Pensando em algo mais prático e moderno (e também sugerido pelo professor), o meio mais prático de realizar o mapemanto 3D do ambiente é com o sensor LiDAR.


Mas o que é esse LiDAR? O LiDar (Light Detection And Ranging) é um tipo de sensor com tecnologia ToF (Time of Fly ou Tempo de Voo) que utiliza luzes infravermelhas para calcular a distância entre os objetos dispostos no local, criando assim um mapeamento 3D de toda a cena registrada.



Para o projeto em si, primeiramente, o usuário deverá realizar o registro do ambiente memorável (exemplo o local do casamento) com o LiDAR.


Em segundo, após ter realizado o registro, o usuário deverá vestir o traje. Esse traje, como dito anteriormente, seria semelhante ao Teslasuit. Ou seja, haverá sensores de feedback tátil e sensores hápticos, que responderão ao tipo de clima presente no ambiente. Também responderão aos possíveis toques das pessoas virtuais que encostarem no usuário enquanto estiver explorando o local registrado. Esses feedbacks (tátil e háptico) irão gerar no traje resfriamentos e aquecimentos, o que fará com que a pessoa se sinta realmente naquele local e com aquelas pessoas.



Com o traje vestido, o usuário deverá colocar os óculos VR e fones de ouvidos para então começar seu momento Re:Viva.



Segundo a psicanalista Susan Guggenheim, a memória permite que o sujeito dê algum sentido ao seu estar no mundo nos momentos em que o mesmo se interroga sobre quem é e o que realizou. Já o neurocientista Gilberto Xavier diz: "O próprio conceito de quem eu sou depende da minha história, pois somos frutos dela. Se uma pessoa não consegue lembrar da sua história, ela não é nada."


Acredito que esse projeto tenha um potencial a longo prazo. Além de poder ser utilizado como entretenimento em momentos de descontração, ele também poderá ser uma ferramenta para pessoas que estão começando a desenvolver doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Pode ser que ele seja utilizado tanto de forma preventiva quanto de forma paliativa nesse sentido, pois estimulará não só a memória visual, mas também a tátil e até mesmo a sonora.


E apesar dessas tecnologias ainda serem caras, sou otimista. Espero que num futuro não muito distante, tudo isso seja mais acessível ao público geral. Dessa forma, será possível atender o máximo de pessoas, afinal, todo mundo tem um momento que merece ser eternizado na história, e mais do que isso, merece ser revivida.



E isso é tudo, pessoal! Muito obrigada por acompanharem o blog até aqui!

Commentaires


bottom of page